Medo ou coragem

Coragem, ao contrário do que se pensa, não significa ausência de medo, mas simcontrole sobre ele.
O corajoso é aquele que enfrenta sua insegurança e fazacontecer o seu projeto. Sentir medo é natural e, até mesmo, essencial. Uma pessoa sentia muito medo da água do mar e ela lutava contra isso. Maschegouao ponto de perder totalmente o medo.

Certa vez na praia, ela se embrenhou maradentro até morrer afagada. O seu medo compensava uma atração muito grande queela sentia pelo mar, o medo a protegia de uma tendência suicida. Uma pessoa sem medo poderia colocar constantemente sua vida em risco. Podemoscomparar com a dor.

Uma pessoa que não sentia dor estava constantemente seferindo. Sentir medo é natural e fundamental para a sobrevivência humana. Apessoa precisa ter consciência do perigo.

Esta consciência gera o medo. O problema é ser dominado pelo medo a ponto de não experimentar oportunidadesque a vida oferece. Uma pessoa extremamente tímida, que sente medo do outro etem vergonha de se comunicar, se não enfrentar o seu medo não conseguirá ter umbom convívio social.

Uma pessoa que tem medo de arriscar e se deixa bloquearpor essa insegurança não poderá alcançar vitórias. Uma pessoa que tem medo danovidade e não encara o seu fantasma, ficará preso às coisas do passado e seráultrapassada pelo próprio tempo.

O medo pode também ocultar uma crença. A pessoa tem medo do fracasso porque elacrê, inconscientemente, que fracassará. Ela faz de tudo para provar que nãopode dar certo. A pessoa não acredita no seu potencial e, por isso, sente medode não conseguir. Se acreditar em si e em Deus a pessoa poderá vencer o medo.

Não quero dizer queela não possa reconhecer suas limitações. Estar consciente de suas reaisdificuldades é fundamental. Saber até onde ela pode ou não, é importante. Aquestão é a pessoa viver qualitativamente menos por causa do seu medo, bloquearo seu desenvolvimento e crescimento, não viver experiências boas por causa dasua insegurança.

Concluindo: todos sentem medo, a diferença está em deixar-se dominar ou nãopelomedo. Ouvi alguém dizer que só existe coragem quando existe medo. Ou melhor,não existe coragem sem medo.

Padre Aberio Christe é orientador espiritual do SacraMusic

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ansiedade sem mistério

A energia do ressentimento e seus males