Depressão e tratamento

A depressão é uma doença física que desorganiza reações emocionais, é muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois os principais sintomas podem ser confundido com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade.

É muito comum ouvir as pessoas dizer que estão deprimidas, quando apenas estão chateadas,desanimadas, estressadas porque se desentenderam com alguém.

No caso da depressão estes sintomas são causados por um mau funcionamento cerebral. Porque embora muitas pessoas acham que depressão é frescura, ela é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores responsáveis pelo controle do estado de humor.

A depressão pode ocorrer depois de uma situação estressante ou de perda, crise financeira, separação, morte de ente querido. Mas também existem algumas doenças físicas que podem causar depressão como: esclerose múltipla, derrame, hepatite, hipertensão, etc.

O tratamento da depressão é feito após uma avaliação física e psíquica por um médico psiquiatra, inclui remédios antidepressivos. Além da medicação é aconselhado também um tratamento psicoterápico (tratamento através de palavras entre paciente e terapeuta). É muito importante o auxílio da família, dos amigos, quanto mais amparado o paciente estiver, melhor será o processo de cura.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ansiedade sem mistério

A energia do ressentimento e seus males